Há 16 anos nascia oficialmente a Escola de Cães Guias Helen Keller, a ECG-HK. Idealizada e sonhada em meados da década de 90, pelo saudoso Dr. Augusto Luiz Gonzaga, Médico Catarinense, notável ser humano, visionário, juntamente com um grupo de amigos igualmente obstinados, fundaram-na e constituiram em 08 de julho de 2000, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, como uma sociedade civil de direito privado, de responsabiliade limitada, sem fins econômicos, regida pela legislação vigente e pelo seu estatuto. Tarefa que exigiu muito de cada um destes pioneiros. Nao havia referências, senão..., fora do Brasil. Coube-lhe a tarefa de abrir caminhos, através das conquistas construidas ao longo caminho de sua vida profissional, cativou amigos que o ajudaram, como grande padrinho e amigo da nossa escola, o senhor Ian Cox, na época diretor da Real Fundação para Cegos, na Nova Zeândia, mais tarde Menager (Ménegêr) da Federação Internacional de Cães Guias, que acreditou e faculitou a ida de brasileiros aos exterior, trazendo ao Brasil conhecimentos necessários. Desde então começaram a circular cães guias conduzindo pessoas cegas ou baixa visão, provando o quanto são imprescincíveis e seguros. No entanto, tempos difíceis se sucederam para consolidar algo que só havia em países desenvolvidos. O tempo passou... uma nova possibilidade surgia. O recomeço! Liderada por João Nirto, incasável, fez florecer e retomar com vigor os objetivos que sempre nortearam nossa Escola.
A partir de 08 de março de 2008, de acordo com decisão da Assembléia Geral a ECG-HK, devido as dificuldades encontradas em manter a sede e a escola em Florianópolis, a mesma foi transferida para a cidade de Balneário Camboriú-SC, ficando estabelecida a rua Dom Pedro, 401, no Jardim Iate Clube, CEP: 88337-210, com Alvará de Licença e Localização e Inscrição Municipal 147125, emitido em 06/07/2008, CNPJ 03.979.637/0001-60. Certificada pela Secretaria Nacional de Justiça, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei nº 9.790 de 23/03/99 e que consta do processo MJ nº 08071.004262/2007-04, publicado no DO-09/05/2007. Utilidade Pública Estadual de Santa Catarina Lei Nº 13.895 de 11/12/2006. Declarada também de Utilidade Pública pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, pelo Decreto nº 5.102 de 15/07/2008.
Já estabelecida e legalizada seu funcionamento em Balneário Camboriú, os novos responsáveis elaboraram projeto que definia como objetivo geral da ECG-HK: “dotar um centro de formação e treinamento de cão-guia com uma infraestrutura física, material e de recursos humanos em condições de atender as suas finalidades”.

Resultados dos 8 anos de atuação da ECG-HK em Balneário Camboriú

Com a participação de inúmeros voluntários e parceiros, com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, superando os mais diversos percalços burocráticos e financeiros, podemos registrar importantes resultados da ECG-HK, desde que iniciou suas atividades em Balneário Camboriú, seguindo os objetivos citados no item anterior, que passamos a descrever a seguir:

O primeiro passo, um dos mais importantes atos dos dirigentes, foi o investimento para o encaminhamento de Fabiano Pereira a Escola Seeing Eye Dogs Austrália, da cidade Melbourne, escola incorporada à Vision Austrália, entidade nacional de grande destaque no apoio a pessoa cega, onde durante os anos de 2007 e 2008, cursou e obteve a graduação de treinado de cães guias, desde então vem desenvolvendo com muito dinamismo e responsabilidade na coordenação e execução de todo o processo técnico da formação de cães guias da ECG-HK.

Mesmo com instalações modestas disponível, foram adquiridos, reproduzidos, socializados, treinados e formadas 19 novas duplas de usuários-cães guias, que representa 20% da população de duplas existentes hoje no país.

Durante esse período, por ser a atividade de cães guia em nossa comunidade uma novidade, a ECG-HK estabeleceu e desenvolveu programas de conscientização da população, educando tornando-a receptiva e solidária as duplas homem-cão.

Um outro destaque da participação da ECK-HK na sua atividade de Responsabilidade Social, com a contribuição dada ao Programa Cão Guia Federal, durante 03 anos (2013 a 2015) junto ao Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, a Escola de Cães Guias Helen Keller esteve responsável por executar todo o processo técnico da formação de cães guias do Programa Federal, o que compreendeu: Transferência de know how para a construção do centro de treinamento da instituição; Seleção para aquisição de 52 filhotes para o programa; Recrutamento de famílias socializadoras; Formação do plantel genético, com 06 matrizes e 02 padreadores; Formação de 05 treinadores de cães guias; Formação PARCIAL de 05 Instrutores de cães guias; Acompanhamento no treinamento de 44 cães; Graduação de 18 cães guias; Adaptação de 16 duplas, cliente-cão guia.

Um dos objetivos mais importantes alcançado nesse período foi a Inauguração no dia 08 de julho de 2016, a Sede e o primeiro Centro de Treinamento da Escola de Cães Guias Helen Keller, sito a 6ª. Avenida nº 440, (ao lado do Parque Ecológico) no Bairro dos Municípios, Balneário Camboriú-SC, Brasil, CEP: 88.337-315 que proporcionará estrutura e condições de ampliar o número anual de cães graduados e entregues aos nossos clientes, que teve a frente da construção o Presidente Paulo Cesar Bernardi.

Os padrões alcançados na execução do projeto trarão o bem-estar aos funcionários, cães e clientes, com condições de hospeda-los nas dependências da instituição, com isso, trazendo mais qualidade para o serviço oferecido.

Estas instalações terão consequência direta no processo de acreditação perante a Federação Internacional das Escolas de Cães Guias, com um projeto arquitetônico eficaz às necessidades inerentes ao processo de trabalho, mas, também, preocupado com questões ambientais, como por exemplo, captação da água da chuva. Um ambiente que trará condições de tranquilidade emocional aos nossos cães, fazendo com que o programa de treinamento seja mais rápido e eficaz.

Isto tudo nos fará continuar sendo referência em excelência no trabalho prestado a pessoa cega ou baixa visão e no bem-estar dos cães.

Agora com as novas instalações físicas dotada de uma excelente infraestrutura, para solidez de sua existência, vem direcionando sua administração de forma capaz de dar resposta eficiente as suas decisões, com prioridade elaborou o seu Planejamento Estratégico 2016-2021, visando dar orientação estratégica, direcionando a organização para atingir os seus principais objetivos estratégicos, onde foram definidos a Missão, Visão e os seus Valores a ser seguido, cujo maior desafio do Projeto Cães Guias da ECG-HK é reproduzir e treinar progressivamente, e atingir a média anual de até 30 cães guia, a partir de 2021.

Escopo organizacional

A Escola de Cães Guias Helen Keller, agora com novas instalações físicas dotada de uma excelente infraestrutura, para solidez de sua existência, vem direcionando sua administração de forma capaz de dar resposta eficiente nas suas decisões, como prioridade elaborou o seu Planejamento Estratégico 2016-2021, visando dar orientação estratégica, direcionando a organização para atingir seus principais objetivos estratégicos, onde foram definidos a Missão, Visão e enumeração dos valores da escola.

Missão

A missão da ECG-HK tem como finalidade orientar suas ações e decisões organizacionais, assim descritas:

“Oferecer a tecnologia assistiva do cão guia à pessoa cega ou baixa visão para oportunizar independência, qualidade de vida, mobilidade confiante e inserção social”.

Visão

A Visão da ECG-HK vê no seu futuro a alcançar, tudo que requer mudanças significativas para enfrentar os desafios, num ideal comum de todos os envolvidos, alcançar o progresso e os objetivos a serem atingidos, conforme podemos identifica-la a seguir:

“Ser referência em qualidade dentro dos padrões da Federação Internacional das Escolas de Cães Guias (IGDF), buscando atender permanentemente o maior número de pessoas cegas ou baixa visão”.

Valores

São os princípios e/ou compromissos fundamentais que orientarão a todos membros da ECG-HK num senso de direção comum e servirão de referência para o comportamento do dia-a-dia, ou seja, um ideal comum, sinalizando o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência e que possa ser atingido por todos.

Valores da ECG-HK:

A Política da qualidade

A Política da Qualidade tem como função esclarecer os objetivos, quais são suas intenções e as diretrizes globais da organização relativas à qualidade, com esclarecimento dos princípios da qualidade que irão nortear os programas e ações da escola e o direcionamento tanto para o público interno (colaboradores) quanto para o público externo (clientes, fornecedores, parceiros, comunidade, dentre outros stakeholders*).

A Política da Qualidade da ECG-HK visa:
Catalisar suas ações de maneira proativa e sustentável, com investimento continuo em pessoas, tecnologia e processos para garantir sua perenidade institucional com harmonia econômica e sócio ambiental.